Rouquidão constante

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

A rouquidão representa um mau funcionamento do canal vocal, ou laringe, localizado na garganta.  Felizmente, ela pode ser atribuída a ligeiras afecções do trato respiratório ou a irritação provocada por um uso indevido ou excessivo da voz, que tendem a desaparecer em alguns dias.

Mas quando a rouquidão é constante, o sinal de alerta precisa ser ligado. Isso porque caso a condição permaneça por mais de 10 dias, um especialista deve ser consultado. Mais que duas semanas “sem voz” indica que o problema precisa ser investigado inclusive com exames complementares, como uma laringoscopia.

Evite problemas na voz

Para evitar os problemas na voz, existem alguns bons ensinamentos. Primeiro, evitar falar alto e durante muito tempo. Outra boa dica é beber muita água durante o dia para deixar a garganta hidratada.

É importante ter cuidado com álcool e a cafeína. Elas desidratam o organismo, tornando a garganta mais seca.

Você sabia que o ar condicionado também pode prejudicar sua voz? Ele compromete a respiração e resseca o aparelho fonador. É preciso fazer um esforço muito maior com as cordas vocais para produzir o mesmo som que seria emitido sem tanta dificuldade em um ambiente livre de ar condicionado. Portanto, alguns minutos fora da sala são essenciais para melhorar a saúde da voz.

Mau uso das cordas vocais

Muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que podem até causar nódulos nas cordas vocais, que alteram voz.

Geralmente o calo acontece quando a pessoa tenta utilizar a voz em um tom mais alto, força a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, que com o tempo forma calos, devido a essa tensão exagerada. Com o tempo, a qualidade da voz piora. É preciso, então, fazer tratamento de reeducação vocal.

Quer saber mais sobre a importância da voz? Acesse nosso blog e descubra!