Exame de polissonografia

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

A polissonografia é um exame realizado para detecção de possíveis alterações no sono de adultos ou crianças. Ela recolhe informações importantes para o diagnóstico e tratamento de distúrbios respiratórios, como a apneia do sono.
O exame também é útil na avaliação de outras alterações do sono como, sonambulismo, bruxismo, terror noturno e narcolepsia.

Como é feito?
O paciente vai dormir na clínica, em uma sala monitorada e confortável, com os sensores fixados pelo corpo de maneira que não atrapalhem a movimentação durante a noite. Tudo para não interferir no sono e na coleta de dados.
Em alguns casos, pode ser feita a polissonografia domiciliar, tecnologia mais recente, que leva o teste à casa do paciente de forma mias cômoda. O exame domiciliar é mundialmente utilizado para diagnóstico de Apneia do sono.

Resultados
O especialista interpreta os registros do equipamento, levando em conta as particularidades de cada estagio do sono.
“A movimentação do corpo, o tempo efetivamente dormido, as batidas do coração, despertares noturnos e outras intercorrências também são contabilizadas”, destaca a médica da Clínica Otorhinos, Dra. Renata Botelho.

Cuidados
Alguns cuidados devem ser tomados antes e durante a realização do exame do sono. Deve-se evitar café, refrigerantes ou qualquer alimento ou bebida que contenham cafeína nas 6horas anteriores à polissonografia, além de não ingerir bebidas alcóolicas durante as 24 horas antes do exame. Para as mulheres, não é recomendado o uso de maquiagem e de esmaltes escuros.

O paciente deve levar seus objetos pessoais, como pijama ou camisola e escova de dentes. É necessário manter o uso dos medicamentos que consome e levá-los no dia da polissonografia.

A suspensão destes só deve ser feita em caso de recomendação médica e deve-se informar quais remédios utilizou nas últimas 72 horas. Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso.

Quer saber mais? Acesse nosso blog e aproveite conteúdos relacionados!