Quem é e o que faz o médico Otorrinolaringologista?

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

Responsável pelo cuidado e atenção a mais de um órgão do corpo humano, o otorrino é um dos profissionais médicos mais solicitados pelos pacientes.

A medicina possui diversas ramificações, especializações, áreas, entre outras facetas. Por ser tão abrangentes, e, ao mesmo tempo, tão conectados, alguns profissionais podem cuidar de mais de um órgão ao mesmo tempo. O otorrinolaringologista é um exemplo disso, e, como a própria morfologia da palavra constata, trata-se do profissional que cuida do ouvido (oto), nariz (rino) e da laringe (laringo). Esta é uma das áreas mais amplas da medicina, pois atua não somente em doenças nas regiões do corpo já citadas, como também trata de tumores da região da cabeça e pescoço e da cirurgia plástica facial.

O profissional dessa área da medicina também é comumente chamado de Otorrino e tem a função de pesquisar, acompanhar e tratar de problemas como: infecções e inflamações das vias aéreas, da fala, audição, tosse, tonturas, cefaléias (dores de cabeça), zumbidos, problemas no sono e ainda com possibilidade de exercer a terapia especializada em radiologia, endoscopia, cirurgias no segmento cérvido-facial e eletrofisiologia.

 

Quando procurar?

Dores no ouvido, coriza no nariz, garganta inflamada com frequencia, nos levam e perguntar qual profissional de saúde devo procurar? Para muitos, a resposta é simples! Mas ainda há pessoas que têm dúvidas na hora de procurar um médico especialista, pois os sintomas tendem a se confundir com um simples resfriado ou problema ocasional que são tratados em casa, acontece de ficarmos na dúvida sobre em qual médico ir quando a situação se agrava.

Entre os sintomas mais comuns que levam a consulta médica e auxílio do médico otorrinolaringologista, podemos destacar alguns em especial, que quando se tornam reincidentes, são passíveis de uma investigação clínica mais apurada:

  • Zumbido no ouvido;
  • Sensação de ouvido tampado;
  • Nariz sangrando sem causa aparente;
  • Rouquidão na voz;
  • Dores e inflamações constantes na garganta;
  • Espirros constantes;
  • Entre outros.

 

Exames

Da mesma forma que a lista de doenças e sintomas é longa na otorrinolaringologia, os exames também são bem variados. Diversos métodos de consultas e exames são realizados, até pelo número variado de doenças que podem acometer o ouvido, a laringe e as narinas. Os exames são imprescindíveis para diagnosticar e acompanhar os problemas que podem interferir em qualquer desses três órgãos.

Lembre-se de consultar sempre um médico especialista. Evite automedicações.

 Quer conferir mais sobre outros assuntos relacionados a otorrinolaringologia?

Curta e acompanhe nossas redes sociais!