Qual o médico especialista em ouvido, nariz e garganta?

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

É comum que muitas pessoas tenham dúvida ao saber quem consultar quando se queixam de problemas de ouvido, nariz e garganta. Saiba neste primeiro artigo do nosso blog qual médico procurar quando tiver problemas relacionados a uma destas partes do corpo.

 

Se você está com um incômodo no ouvido, ou vem de semanas com coriza no nariz, ou sua garganta está muito inflamada, qual profissional de saúde você deve procurar? Para muitos, a resposta é simples, mas ainda há pessoas que têm dúvidas na hora de procurar um médico especialista destes sintomas. Estamos aqui para solucionar esta questão. Procure um otorrinolaringologista. Ele é o profissional que cuida do ouvido (oto), nariz (rino) e da laringe (laringo).

O otorrino, como também é chamado, tem a função de pesquisar, acompanhar e tratar de problemas, como: infecções e inflamações das vias aéreas, distúrbios digestivos, da fala, audição, tosse, tonturas, cefaléias (dores de cabeça). O tratamento destas enfermidades pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

Entre os sintomas mais comuns que necessitam da consulta e do auxílio de um otorrinolaringologista, podemos destacar alguns em especial, que quando se tornam reincidentes, são passíveis de uma investigação clínica mais apurada.

Entre esses casos, é possível destacar a obstrução nasal, ou seja, casos em que um indivíduo se queixa de dificuldade em respirar pelas suas narinas. Também é recomendada a ajuda profissional em caso de secreção nasal de origem desconhecida e também por sangramentos nasais frequentes.

Além disso, alguns casos de dor de cabeça ou de dor na face podem ser tratadas pelo otorrinolaringologista. Estes sintomas podem indicar as famosas sinusites.

O especialista deve ser consultado também perante a uma dificuldade auditiva ou um caso de suspeita de surdez. Dores de ouvidos em qualquer idade devem ser tratadas via consultas médicas adequadas. Zumbidos e tonturas também compõem a lista de fatores que devem estimular você a procurar um médico nessa área.

Você já teve ou está tendo alguns destes problemas? Não deixe de procurar um especialista médico, quando se trata de saúde, prevenir é o melhor remédio.

 

Quer conferir mais sobre outros assuntos relacionados a otorrinolaringologia? É muito simples, acompanhe nossas redes sociais e confira!