Ouvido entupido: Descubra as causas e o que fazer?

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

A sensação de ouvido entupido pode ter diversas causas. Alterações na pressão atmosférica, fluido no ouvido, excesso de cera de ouvido, disfunções na trompa de Eustáquio e objetos que obstruem o tímpano são alguns dos fatores causadores do entupimento.

Abaixo, listamos os principais:

Acúmulo de cera

O cerume em excesso pode obstruir parcialmente ou totalmente o conduto auditivo. Mesmo quando a quantidade de cera é normal, ela pode ser empurrada para o fundo do ouvido com a entrada de água ou com o uso de cotonetes, deixando o ouvido entupido e podendo até causar dor de ouvido.

Otite

As infecções de ouvido podem deixar o ouvido entupido. Normalmente a otite vem acompanhada de dor, febre, vertigem, tontura, além de agitação, choro fácil e perda de apetite, no caso das crianças.

Disfunções na trompa de Eustáquio

A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz com o ouvido e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido.

Bloqueio de algum osso do ouvido

No ouvido médio existem três ossos que ajudam a transmitir as ondas sonoras até o ouvido interno, por meio de movimentos em conjunto com o tímpano, através de contrações de músculos muito pequenos. Caso haja algum bloqueio ou disfunção nesse movimento, pode surgir a sensação de ouvido entupido.

Resfriados e gripes

Resfriados, gripes, rinite alérgica e aumento das adenoides podem causar obstrução nasal devido ao acúmulo de catarro, que pode ser empurrado para o ouvido, tapando-o.

Bruxismo

O deslocamento incorreto da mandíbula pode dar a sensação de ouvido tapado.

Em caso de ouvido entupido, deve-se procurar um otorrino para que as causas sejam identificadas e tratadas.

Como limpar o ouvido?

O canal auditivo possui um mecanismo de autolimpeza, eliminando o excesso de cerume produzido. A forma recomendada de higiene é apenas limpar a parte externa, que chamamos de pavilhão auditivo, com uma toalha ou o próprio dedo. Cotonetes não são recomendados, pois podem tanto remover demais o cerume que está protegendo o canal auditivo quanto empurrar o cerume para dentro.

A forma mais fácil de prevenir que o ouvido fique entupido (pelo cerume) é a limpeza adequada, apenas da parte externa. Além disso, recomenda-se evitar o uso de fones e tampões de ouvido em excesso.

Gostou do nosso artigo? Acesse mais conteúdos relacionados ao ouvido em nosso blog! Vai lá e aproveita!