O que é Sinusite? Quais são os sinais e como não confundir com outras doenças?

A sinusite pode ser confundida com alergias ou rinite, elas incomodam, possuem sintomas semelhantes e podem ser curadas. Saiba nesse artigo quais são os sinais e o que devemos fazer.

O que é Sinusite? - Clínica Otorhinos

O que é Sinusite?

A sinusite é uma doença que gera uma inflamação dos seios nasais, onde ficam a “maçã do rosto” e a testa, por exemplo. Sua causa se dá geralmente por agentes infecciosos, na maioria das oportunidades pelo vírus influenza, que, com isso, desenvolve episódios de gripe. Contudo, também pode surgir devido a infecção por bactérias, fungos e alergias.

Os sintomas de sinusite são muito semelhantes aos de uma alergia, tanto que muitas vezes são confundidos, por isso, quando a alergia dura mais de 5 dias, é importante que um otorrinolaringologista seja procurado para investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Entre os principais sintomas da doença, está o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. Além de fortes dores de cabeça e na “maçã do rosto”.

Somado a isso, também pode surgir febre acima de 38ºC e indisposição, especialmente nos casos de sinusite bacteriana, sendo que, nestes casos específicos, também é comum que as secreções nasais sejam ainda mais espessas.

Rinite x Sinusite

Outra condição muito confundida com a sinusite é a rinite. Mas você sabe porquê? É simples: na maioria das vezes, a rinite e a sinusite, inflamam as mesmas estruturas, dessa forma as queixas são muito similares. Frequentemente, estas duas doenças são tratadas entre os otorrinos como uma só: a rinossinusite.

Tipos

A sinusite pode ser dividida em vários tipos, dependendo do tipo de causa, da duração dos sintomas e dos seios nasais afetados. Quando a ela afeta apenas os seios nasais de um do lado do rosto, é conhecida como sinusite unilateral. Mas quando abrange os seios dos dois lados, é classificada como sinusite bilateral.

Outro exemplo são os tipos aguda e crônica. A sinusite aguda quando dura menos de 4 semanas, sendo principalmente provocada por vírus ou bactérias. Já a sinusite crônica dura mais de 4 semanas, sendo produzida por bactérias e até mesmo fungos.

Cura

A sinusite tem cura e o seu tratamento deve ser orientado por um otorrinolaringologista, incluindo normalmente o uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos, por exemplo.

Quer saber mais? Confira outros conteúdos relacionados em nosso blog. Acesse clicando aqui!