O que é a Laringoscopia?

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

A laringoscopia é um exame que confere aos  médicos otorrinolaringologistas uma visão detalhada da laringe e da garganta. Conhece um pouco mais sobre o exame neste artigo.

Laringoscopia Clinica Otorhinos

Exame de Laringoscopia – Clinica Otorhinos

Mas como funciona o procedimento?

O médico coloca um espelho pequeno na garganta ou insere um tubo de visualização rígido ou flexível, chamado laringoscópio, pela boca.

E quando o exame é solicitado?

Geralmente a laringoscopia é empregada quando ocorrem afecções ou problemas da garganta como tosse persistente, rouquidão, mau hálito, dor de ouvido persistente, dificuldade de engolir, massa ou tumor na garganta, entre outros.

O procedimento, em geral, demora menos de 2 minutos. Geralmente se faz com o paciente sentado em uma cadeira. Normalmente, o médico pulveriza um medicamento anestésico na garganta e cobre a língua com uma gaze e a segura para que ela não impeça a visão.

Em seguida, usa uma câmera para observar a garganta do paciente detalhadamente. Ele pode pedir ao paciente que faça determinados sons. Isso visa fazer a laringe se mover. Quando a pessoa tem um objeto estranho na garganta, o otorrino retira-o nesse momento.

O exame também pode ser realizado no hospital e, nesse caso, o paciente é sedado sob supervisão de anestesiologista. Um tubo especial é colocado na garganta pela boca. O otorrino é capaz de olhar através do tubo para obter uma visão mais detalhada da laringe com auxílio de um microscópio ou videoendoscópio. Pode também coletar amostras e remover tumores ou objetos.

Antes de realizar o procedimento no consultório não há necessidade de fazer jejum ou de tomar qualquer cuidado especial.

A Clínica Otorhinos é especialista no exame e possui profissionais qualificados para a realização desse procedimento.

Caso queira saber mais sobre este tipo de exame, entre em contato conosco AQUI.