Dor de garganta

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

As dores de garganta incomodam muito. Elas podem acontecer por acometimento da faringe (faringite), das amígdalas (amigdalite) ou até mesmo da laringe (laringite). Essas infecções são em sua maioria virais e com menor frequência bacterianas, mas também podem ocorrer por processos alérgicos e por refluxo de ácido do estômago.

É importante ressaltar a diferença entre a garganta inflamada causada por infecções virais ou bacterianas. Isso porque as medidas caseiras são indicados apenas em casos de infecções virais na proposta de aliviar e tratar os sintomas apresentados. No caso das infecções bacterianas, geralmente são usados antibióticos (prescritos por um especialista).

Mais uma vez lembramos: a dor de garganta pode ter diferentes causas. Somente um médico terá um diagnóstico preciso e receitará o medicamento indicado para o seu tratamento.

Caso os sintomas apresentem incômodos severos, como pus e dificuldade de engolir, tomar água ou deglutir a própria saliva, procure um especialista. Febre e mal-estar também justificam a busca por um médico.
Abaixo, listamos alguns remédios caseiros que podem diminuir a dor de garganta.

Gargarejos com água morna
A água morna pode ajudar a reduzir os sintomas de dor da garganta inflamada, o que já é um ponto positivo para o gargarejo. A temperatura morna ajuda a reduzir o desconforto causado pela inflamação ocasionada pelo agente infeccioso, seja ele viral ou bacteriano.

Chás
O chá é um remédio caseiro eficaz na redução dos sintomas de garganta inflamada. Isso se deve primeiro à presença da água, importantíssima para o tratamento do problema, segundo pela temperatura mais morna. Os mais comuns são: camomila, camomila com gengibre e camomila com limão e mel.

Gostou do texto? Leia outros assuntos relacionados à dor de garganta em nosso blog!