Congestão nasal: Como tratar e melhorar

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

A congestão nasal é popularmente conhecida como nariz entupido. Na maioria dos casos, ela está associada a problemas de saúde como sinusite, rinite alérgica ou até mesmo um resfriado comum. Desvio de septo, causados por alterações na estrutura do nariz, também são comuns, além de mudanças bruscas de temperatura.  A identificação é simples: nariz fica entupido, coriza, alteração do olfato e dor na face são os sintomas mais comuns.

Congestão Nasal: como tratar e melhorar

Congestão Nasal: como tratar e melhorar

Existem alguns métodos para diminuir a intensidade do incômodo. Veja abaixo:

1 – Lave o nariz com solução fisiológica

As vias respiratórias também sofrem com um ambiente seco ou poluído. Por isso, hidratá-las pode ajudar a fluidificar as secreções e deixá-las mais diluídas, facilitando a respiração.

Você pode usar soro fisiológico comprado na farmácia ou uma solução com 250 ml de água morna e meia colher de chá de sal. Coloque a solução em uma seringa e borrife duas vezes em cada uma das narinas.

2 – Use umidificadores e inaladores

Para eliminar aquela sensação de ar seco do ambiente, usar umidificadores de ar pode ajudar. Eles aumentam a umidade e trazem um alívio para quem sofre com o nariz congestionado.

3 – Faça compressas quentes

As compressas quentes funcionam da mesma maneira que o vapor para o nariz congestionado — apenas o método é diferente. Coloque um pano quente (cuidado para não se queimar) sobre os olhos e o nariz e fique deitado enquanto respira normalmente. Permaneça nessa posição até que o pano esfrie.

4 – Beba água

A hidratação é essencial para o corpo todos os dias, mas para quem sofre com congestão nasal, beber água é ainda mais importante. Tente consumir mais ou menos dois litros de água por dia para ajudar a diluir a viscosidade do muco e desobstruir as vias respiratórias.

5 – Evite o ar-condicionado

O ar-condicionado retira a umidade do ar. Além disso, é importante ter atenção ao filtro. É bom lembrar que o filtro deve ser trocado com regularidade, o que pode mudar conforme o aparelho e as condições do ambiente. Devemos, sempre que possível, manter o ambiente ventilado e dar preferência à ventilação natural.

Ajuda médica

A congestão nasal, apesar de desconfortável, é fácil de ser controlada. Porém, é importante lembrar que ela pode ser sintoma de alguma doença respiratória. Lembramos também que o uso de medicamentos e tratamentos específicos para combater ou eliminar o desconforto ocasionado pela congestão nasal devem ser indicados essencialmente pelo profissional após detecção dos sintomas via exame clínico.

Se você tem mais alguma dúvida sobre este tema, não deixe de entrar em contato conosco e nossa equipe médica AQUI.