Como aliviar a dor de ouvido infantil?

Saiba mais sobre a história da clínica e o que podemos fazer por você

Saiba neste artigo dicas de como aliviar a dor de ouvido infantil que afetam a saúde e o humor das crianças.

Dor de Ouvido Infantil

Como Aliviar a Dor de Ouvido Infantil

A dor de ouvido infantil é um dos piores incômodos para os pequenos e para os pais. Aliviar a situação nem sempre é tão fácil, principalmente nos bebês e recém nascidos, que ainda não desenvolveram a fala e não podem auxiliar o pediatra apontando os sintomas que estão sentindo. Quando a dor ataca, geralmente, é uma choradeira só, devido a sua forte intensidade. A causa precisa ser investigada, mas geralmente está associada a uma otite, que se pode alastrar para a garganta, um rompimento do tímpano ou uma lesão.

Para identificar a dor de ouvido infantil, principalmente no caso dos bebês e das crianças, deve-se estar atento a alguns sinais mais comuns que costumam denunciar esta condição, como: a coceira no ouvido, irritabilidade, choro, dificuldade para dormir e dificuldade para ouvir sons mais baixos.

 

Mas como aliviar a dor de ouvido infantil?

Ações podem ajudar a amenizar as dores de ouvido nas crianças, mas cuidado! Nem todo truque caseiro que você pesquisa na internet, por exemplo, pode ser eficaz e aliviar a dor. Muito pelo contrário, por ser muito sensível, evite colocar objetos dentro do ouvido, principalmente pontiagudos, ou alguma espécie de gel analgésico, que pode inflamar ainda mais o ouvido.

Compressa

Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele. Colocar uma bolsa de água quente em cima de um pano, envolvendo a orelha, também pode ser uma boa opção.

Chiclete

Dependendo da ocasião, principalmente se a criança tem idade suficiente para poder mastigar chiclete, este gesto pode ajudar muito a aliviar a pressão do ouvido. Isso acontece porque o movimento de mascar, ajuda a massajar os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio. Estas tubas são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor.

Procure um médico

Contudo, apenas com o auxílio de um pediatra ou otorrinolaringologista é que vai ser possível tratar de vez os sintomas e problemas relacionados a essa dor. Busque uma ajuda médica. Geralmente o tratamento é feito com analgésicos e antibióticos, dependendo de qual enfermidade for constatada.

Quer saber mais? Confira outros posts em nosso blog. É só clicar aqui.

Gostaria de solicitar atendimento de um dos nossos otorrinolaringologistas? Clique AQUI e se informe com um de nossos atendentes.